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terça-feira, 25 de março de 2008

Etapas da Santa Missa,respeito ao DEUS UNO E TRINO

Os senhores entendem realmente a Santa Missa?Sabem o significado della como um todo?Leiam e refletim abaixo este post.....

Silêncio – Convém que já antes da própria celebração se conserve o silêncio na igreja, na sacristia, na secretaria e mesmo nos lugares mais próximos para que todos se disponham devota e devidamente para realizarem os sagrados mistérios.
– Deve-se guardar nos momentos próprios, o silêncio sagrado como parte da celebração. A sua natureza depende do momento em que ocorre em cada celebração. Assim, no ato penitencial, após o convite à oração ( oremos!!), cada fiel se recolhe. Após uma leitura ou a homilia, meditam brevemente o que ouviram, após a comunhão, enfim, louvam e rezam a Deus no íntimo do coração (IGMR-45)

Leitura e explanação da palavra de Deus: Quando se lêem as sagradas escrituras na igreja, o próprio Deus fala a seu povo, e Cristo, presente em sua palavra anuncia o evangelho. Por isso todos devem escutar com veneração as leituras da Palavra de Deus.......
IGMR- 29


Gestos e posições do corpo

De pé: Os fiéis permaneçam de pé do início do canto de entrada até a oração do dia, no aleluia e evangelho, na profissão de fé, no orai irmãos.

Sentados: durante a primeira leitura, salmo, e segunda leitura, homilia, preparação das oferendas, e na observância do silêncio após a comunhão.

Ajoelhados: durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço, ou outras causas razoáveis não permitam. Contudo, aquele que não se ajoelham, façam inclinação profunda enquanto o sacerdote faz genuflexão após a consagração.

Compete, porém à conferência dos bispos adaptar segundo as normas do direito à índole e às legítimas tradições dos povos, os gestos e posições do corpo descritos no ordinário da missa. Cuide-se, contudo, que correspondam ao sentido e à índole de cada parte da celebração, Onde for costume o povo permanecer de joelhos do fim da aclamação do santo até o final da oração eucarística e antes da comunhão quando o sacerdote diz Eis o Cordeiro de Deus, é louvável que ele seja mantido. IGMR-43

Genuflexão: É o gesto que se faz dobrando o joelho direito até o chão, significa adoração; por isso se reserva ao santíssimo sacramento, e à Santa Cruz, desde a solene adoração na Ação litúrgica da sexta feira da paixão até o início da vigília pascal. IGMR 274

Incensação: Também chamada de turificação exprime a referência e a oração, como é significada na sagrada escritura. O Incenso pode ser usado facultativamente em qualquer forma de missa, durante a procissão de entrada, no início da missa para incensar a cruz e o altar, à procissão e à proclamação do Evangelho,, depostos o pão e cálice sobre o altar, para incensar as oferendas, a cruz e o altar, bem como o sacerdote e o povo,. e a apresentação da hóstia e do cálice após a consagração. IGMR 276

Purificação – É feita Sempre que algum fragmento da hóstia aderir aos dedos, principalmente após a fração ou a comunhão dos fiéis, o sacerdote limpa os dedos sobre a patena ou se necessário, lava-os. Da mesma forma recolhe os fragmentos se houver fora da patena.
Se a hóstia ou alguma partícula cair no chão, seja recolhida com reverência: Se for derramado um pouco do sangue, lave-se com água o lugar onde caiu, e lance-se depois esta água na piscina construída na sacristia. IGMR 278, -280

Proclamação da palavra de Deus (Leituras e salmo): A liturgia da palavra deve ser celebrada de tal modo que favoreça a meditação: por isso deve ser de todo evitada qualquer pressa que impeça o recolhimento, integram-na também breves momentos de silêncio de acordo com a assembléia reunida pelos quais sob a ação do Espírito Santo se acolhe no coração a palavra de Deus, e se prepara a resposta pela oração. IGMR- 56

Homilia: Quer dizer, conversa familiar, é parte da liturgia e vivamente recomendada, sendo indispensável para nutrir a vida cristã. Geralmente proferida pelo presidente da celebração ou é por ele delegada a um sacerdote concelebrante, ou ainda a um diácono, nunca a um leigo. IGMR 65-66

Oração universal ( dos fiéis): Na oração universal o povo responde de certo modo à palavra de Deus acolhida na fé, e exercendo a sua função sacerdotal, eleva preces à Deus pela salvação de todos. Convém que normalmente se faça esta oração nas missas com o povo, de tal sorte que se reze pela Santa Igreja, pelos governantes, pelos que sofrem necessidades, por todos os seres humanos, e pela salvação do mundo inteiro.
Normalmente serão estas as séries de intenções, (Necessidades da Igreja, pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo., pelos que sofrem qualquer dificuldade, pela comunidade local., porém em celebrações especiais, confirmação, matrimonio, exéquias etc. as intenções podem ser voltadas àquela circunstância. IGMR 69, 70

Presbitério – è o lugar onde se encontra localizado o altar, é proclamada a palavra de Deus, e onde o sacerdote, diáconos, e demais ministros exercem o seu ministério. Convém que se distinga do todo da igreja por alguma elevação, ou especial estrutura e ornato., seja bastante amplo para que a celebração eucarística se desenrole comodamente e possa ser vista por todos. IGMR- 295

O altar: O altar onde se torna presente o sacrifício da cruz sob os sinais sacramentais, é também a mesa do Senhor na qual o povo de Deus é convidado a participar por meio da missa, e é ainda o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia. Convém que toda igreja exista um altar fixo, significando mais claramente o Cristo “Pedra Viva”.
O altar deve ser construído afastado da parede para que possa ser circundado, e nele se possa celebrar de frente para o povo. IGMR 296..299

Ambão: Também chamado de mesa da palavra, tem a mesma dignidade do altar. Ambão é o lugar condigno de onde possa ser anunciada a palavra de Deus, e para onde se volte espontaneamente a atenção dos fiéis no momento da liturgia da palavra. De modo geral convém que seja uma estrutura estável e não uma simples estante móvel. Seja disposto de tal modo que os ministros ordenados e leitores possam ser vistos facilmente pelos fiéis.
Do ambão são proferidas somente as leituras, o salmo responsorial e o precônio pascal; também podem ser proferidas as homilias e as intenções da oração dos fiéis. A dignidade do ambão exige que a ele suba somente o ministro da palavra IGMR 309

MINISTÉRIO E FUNÇÕES LITÚRGICAS
Bispos: No conceito católico, os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebem com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese, prelazia). O episcopado é o último grau do sacramento da ordem. O bispo é a autoridade máxima da Igreja em ordem, jurisdição e magistério.
Aos bispos compete ministrar os sacramentos da ordem e da crisma de modo exclusivo. Ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios são funções exclusivas do bispo.
Conforme o Código de Direito Canônico, "os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo." (Cân. 375 §1)
fonte .wikipedia.org/wiki/Bispo#Catolicismo
Sacerdote: ou presbítero è o ministro ordenado pelas mãos do Bispo, e habilitado para dirigir ou participar em cerimônias religiosas. A lê compete desde a administração de uma paróquia ou comunidade, às diversas celebrações como batismos, casamentos, celebração eucarística, com consagração das hóstias, etc. ressalva à celebração de Crisma competente ao bispo diocesano a não ser que este o delegue.

Diáconos: É o ministério recebido pelo seminarista nos últimos anos de estudo, antes da ordenação presbiterial. Há também os diáconos em grau permanente, que são homens casados que ingressam em curso de diaconato com a permissão expressa pelas esposass. Note-se que devem casar-se antes do diaconato. Compete ao diácono algumas celebrações como batismos, casamentos, celebração da palavra., sob. orientação sempre do sacerdote. Recebem das mãos do Bispo , com a missão de colaborar na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes. Colocam-se ao serviço da comunidade como bons servidores.

Acólito: è instituído para o serviço do altar e auxiliar o sacerdote e diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e se necessário distribuir aos fiéis a Eucaristia da qual é ministro extraordinário IGMR 98

Leitor: Proferir as leituras da sagrada escritura , propor as intenções das orações dos fiéis, e na falta do salmista proferir o salmo entre as leituras

Salmista: Proclamar os salmos, com boa pronúncia e dicção

cantores e instrumentistas- Compete ao grupo de canto fazer a animação da celebração, com cantos litúrgicos, e com a assembléia, incentivando esta a participar plena e ativamente da celebração eucarística, sem estrelismo mas com humildade e serviço. Os instrumentista deve usar seu instrumento com arte , nunca querendo mostrar sua habilidade.

Sacristão: Aquele que dispõe com cuidado os livros litúrgicos, os paramentos e outros instrumentos necessários para a celebração da missa.

O Comentarista: Aquele que oportunamente dirige aos fiéis breves explicações e exortações, visando a introduzi-los na celebração e dispo-los para entende-la melhor. Essas exortações devem ser cuidadosamente preparadas, sóbrias e claras. O comentarista fica em pé, e em lugar adequado voltado para os fiéis, porém, nunca no ambão.

Um comentário:

  1. A nossa liturgia é verdadeiramente muito rica. Parabéns pela excelente explicação.

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