Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 22 de fevereiro de 2014

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

Queridos irmãos e irmãs,escrevo abaixo o porque da duvida sobre o inicio da quaresma.O porque se inicia depois do carnaval,vejamos a explição que Eu o Dom Moacir nos da:

O Carnaval, originariamente, era uma festa religiosa, significando "festa da carne", ou seja, o período prévio à Quaresma, com inicio na Quarta-Feira de Cinzas. Nesses dias os cristãos se fartavam de carne, uma vez que no decorrer dos quarenta dias seguintes iriam se abster de carne. Todo ano, a data do Carnaval é alterada. Mudam também as datas da Semana Santa, de Corpus Christi e de outras festividades litúrgicas. O calendário gregoriano é solar, enquanto o calendário litúrgico é lunar.
A Páscoa é a festa central da liturgia, tanto judaica quanto cristã. Páscoa significa passagem da opressão à libertação, da morte à vida plena. É sempre comemorada pelos judeus na primeira lua cheia do mês de Nisan. Para evitar confusão com a festa judaica de mesmo nome, a Igreja adotou o domingo seguinte ao da Páscoa judaica como o da celebração da ressurreição de Jesus. “Para nós que vivemos no hemisfério Sul, o domingo de Páscoa é, portanto, aquele que se segue à primeira lua cheia do outono. O domingo de Carnaval é sempre o sétimo antes da Páscoa cristã. A quinta-feira de Corpus Christi é sempre a primeira depois do domingo da Santíssima Trindade, comemorado 57 dias depois da Páscoa. Assim, o domingo da Páscoa é a data de referência das demais festas litúrgicas chamadas móveis, pois há as que não se alteram, como o Natal, comemorado invariavelmente no dia 25 de dezembro...”(F.Beto).
A Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas, é um tempo forte de conversão, de graça e salvação. No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela Campanha da Fraternidade. Através do Tema:"Fraternidade e trafico Humano" e do lema: “é para liberdade que CRISTO nos libertou" relata sobre a dignidade do ser humano, expressa a preocupação com a vida humana,  olhando a realidade de hoje,deparamos com homens que buscam dinheiro, poder e nao medem esforços para consegui-lo.Arrancam vidas, escravizam, destroem sonhos, matam para roubar orgaos.Nós somos chamados para sermos discipulos de JESUS,mostrar caminhos caminhos de conversão e de transformação da sociedade para que a pessoa humana seja sempre valorizada em sua plenitude, conforme a sua natureza e a vontade de Deus, e a vida seja um dos principais fundamentos da hierarquia de valores que marca o nosso existir e determina o nosso agir.
O Concílio Vaticano II já condenava como infame tudo quanto se opõe à vida, tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as próprias consciências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas, as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, a prostituição, o comércio de mulheres e jovens; e também as condições degradantes de trabalho; em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas estas coisas e outras semelhantes são infames; ao mesmo tempo em que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente; e ofendem gravemente a honra devida ao Criador.
O papa João Paulo II, trinta anos depois, na encíclica Evangelium vitae, constatou que as ameaças à vida pareciam estar aumentando. Somos chamados a escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte. Caminhos de morte são os que levam a destruir os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé, e levam milhares de pessoas a perderem, isto é,pessoas que tem sonhos roubados, destruidos por homens malditos, que vizando o poder e o dinheiro, pagam salarios ridiculos e abusando assim da mao de obra escrava, homens que enganam mulheres com sonhos de riquezas levando as para longe, fazendo com se prostituam, homens que matam para rancar os orgaos e vende-los num comercio maldito e dos malditos que roubam crianças arrancando assim um sonho d euma familia, para vende-las longe de seu pais.Estes caminhos nos levam para longe de DEUS, portanto como Cristaos barizados que fomos, devemos denunciar estes animais para serem punidos.E levar a boa nova, ou melhor, levar a vida de CRISTO para as naçoes.
A vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural. Para isso, faz falta entrar em um processo de mudança que transfigure os vários aspectos da própria vida. O encontro com Cristo é o ponto de partida para reconhecer plenamente a sacralidade da vida e a dignidade da pessoa humana, mas esse reconhecimento não é exclusivo às pessoas de fé. Todo ser humano traz, em seu coração, o desejo de ter essa sacralidade e essa dignidade reconhecidas. Assim, com esperança e alegria renovadas, nos lançamos mais uma vez à defesa da vida, cientes que essa é uma luta pessoal e social contra uma cultura de morte que se infiltra no coração das pessoas e contra as estruturas injustas que objetivamente trazem a morte a nós brasileiros e a nossos irmãos latino-americanos.

VALENDO IRMÃOS A REFLEXÃO DESTE TEXTO,PARA TAMBEM NÓS PASSARMOS ADIANTE ESTE ENSINAMENTO QUE MILHARES DE CRISTÃOS NAO SABEM.
ABRAÇOS E FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário