Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Porque a Liturgia de domingo é mais importante?

Irmãos e irmãs venho aqui escrever mais uma etapa para reflexão e aprendizado sobre nossa igreja e sua doutrina, agora escrevo sobre a importancia do domingo para a liturgia, muitas vezes escutamos nossos pais falarem "as missas de semana não são tão importantes quanto a do domingo" por isso escrevo agora um pequeno trecho:

A celebração da Liturgia católica se desenvolve no correr do tempo. Começa com o Tempo do Natal (Advento, Natal e Epifania); Páscoa (Quaresma e Tempo Pascal, Pentecostes); o Tempo Comum que se prolonga por 34 domingos.
As diferenças
A diferença do Tempo Comum com Natal e Páscoa é que ambos celebraram momento forte da vida e do mistério de Jesus Cristo. O Tempo Comum celebra o mistério de Jesus Cristo de maneira total, completa. Não só um aspecto, mas todo o conjunto de Jesus Cristo.
Fundamento da importância
do Tempo Comum
A importância do Tempo Comum (TC) é que ele está centralizado na celebração dos 34 Domingos do ano. O Domingo é o dia mais importante de todos os dias do ano litúrgico. O Domingo é o dia mais denso de todo o ano litúrgico. Num só dia – o Domingo – a Igreja celebra todo o mistério de Jesus Cristo. O mistério de Jesus Cristo é seu nascimento, vida, pregação, morte, ressurreição, volta ao Pai e comunicação do Espírito Santo. No entanto, cada Domingo destaca um aspecto do mistério de Jesus Cristo no Evangelho.
Domingo, o grande dia
A importância do Domingo no calendário católico baseia-se no capítulo 20 do Evangelho de São João. Neste capítulo, João descreve os acontecimentos marcantes do dia da ressurreição do Senhor, desde a madrugada até a noite.
Os dois pontos extremos do dia são a ressurreição na madrugada e a comunicação do Espírito Santo no final do dia. E, com a comunicação do Espírito, a remissão dos pecados. Está aí, completa, a obra de Jesus Cristo Salvador da humanidade. O próprio Jesus condensou toda sua missão no Domingo.
Dia sagrado
É natural que um dia tão completo teria de ser o dia sagrado dos cristãos. Por isso nós celebramos o Domingo semanalmente, com todo o entusiasmo e devoção.
O 1º dia da semana
É preciso notar que o Evangelho não fala de Domingo, ele usa a expressão "o primeiro dia da semana". Isto se explica. Uma das explicações é para diferenciar da comemoração dos judeus no "7º dia". O dia de Jesus é o primeiro dia da semana. Jesus rompe com o judaísmo, porque ele é o Filho de Deus, o Messias enviado para salvar a humanidade.
Dia do Senhor
Por isso, mais tarde, os cristãos deram um nome especial para o 1º dia. Já que Jesus destaca tanto o primeiro dia, os cristãos começaram a chamá-lo de "O Dia do Senhor". Entende-se, porque o Domingo recebe sua importância dos fatos extraordinários de Jesus que aconteceram no primeiro dia. Em Latim chamavam de "Dies Dómini" ou "Dies Domínica" que significa o dia referente ao Senhor.
Por isso, o Tempo Comum é tão importante, porque celebra semanalmente os grandes acontecimentos da vida e obra de Jesus Cristo em favor da humanidade, concentrados num só dia, o Domingo.
FIQUEM COM DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário