Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carissimos amigos com entrada de um ano re-posto aqui os tempos liturgicos da igreja catòlica, ainda hoje existem muitos catòlicos que nao sabem os tempos liturgicos, nem como se prepara uma Santa Missa, nem para que serve a missa, muitos pensam que sò para ir la e comungar( alias, nao sabem o que fazem,pois se soubessem nao comungariam, receber CRISTO em pecado sem ser digno DELE nunca è bom, recordo aqui o que diz S.Paulo "Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo... Porque o que come e bebe indignamente, como e bebe para si mesmo sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (o sono da morte, I Cor 11, 23 - 30).
Posto agora os tempos liturgicos para ajudar no intendimento e compreençao da liturgia d anossa igreja:

OS TEMPOS LITÚRGICOS

Advento: O advento marca o início do ano litúrgico. Diferentemente do ano civil, o ano litúrgico inicia-se no final de novembro, logo após a liturgia do Cristo Rei, (último domingo do tempo comum). Advento trata-se da preparação para celebração do Natal do Senhor.Natal: Comemora-se em 25 de dezembro. É o nascimento de Jesus Cristo, Deus menino, Deus Salvador. Este tempo começa com a celebração do nascimento, até o domingo depois da Epifania do Senhor (inicio de Janeiro).
Tempo Comum: Tempo comum não no sentido de ser menos importante, pelo contrário é o tempo que liturgia começa a refletir sobre a caminhada de Cristo, sua missão, seus ensinamentos. Inicia-se na segunda feira após 06 de janeiro, e prolonga-se até a terça feira antes da quaresma, e retorna na segunda feira posterior ao domingo de Pentecoste, fechando o ciclo do ano no advento.
Quaresma: É tempo de conversão do Cristão, preparação para o acontecimento crucial da igreja, é tempo de penitencia, de recolhimento, de morrermos com Cristo, para ressuscitar com ele, inicia-se por cinco semanas na quarta feira de cinzas.Tríduo Pascal: Celebra-se na última semana da quaresma, após o domingo de ramos, sendo: quinta feira Ceia do Senhor, sexta feira: Paixão e morte do Senhor, e no sábado: explosão de alegria na vigília pascalPáscoa: Tempo que vai deste o domingo da ressurreição do Senhor, até Pentecoste, tempo de aleluia, de alegria, Cristo ressuscitou , venceu a morte.Oitavas de Páscoa ou de Natal: São os oito primeiros dias do tempo pascal, ou do tempo de natal, e são celebrados como solenidades.
O dia litúrgico em geral inicia-se à meia noite, até a meia noite do dia seguinte, exceto no domingo e solenidades, que se inicia à tarde do dia anterior.
O domingo Dia do Senhor, dia de festa primordial, ele cede sua celebração somente às solenidades e festas do Senhor, porém os domingos do advento, da quaresma e da Páscoa, tem precedência sobre todas as festas do Senhor e solenidades.
Espero que ajude,FIQUEM COM DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário