Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quarto Domingo do Advento

Caros amigos passamos o quarto domingo e finalmente vem a celebraçao do natal,tivemos quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor. A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar em vela, mantendo uma especial atitude de conversão. A segunda semana nos convida, por meio do Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. A terceira semana preanuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. Finalmente, a quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.
O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas e a prédica, dirigem seu olhar à disposição da Virgem Maria, diante do anúncio do nascimento do Filho dela e nos convidam a “aprender de Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo”. Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos; agora nos resta somente esperar a grande festa. Como família devemos viver a harmonia, a fraternidade e a alegria que esta próxima celebração representa. Todos os preparativos para a festa deverão viver-se neste ambiente, com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, as famílias e as comunidades. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento, nos fazendo lembrar que a luz esta chegando ao mundo, a luz, o CRISTO SENHOR!
Voltemo-nos para nossos coraçoes e reflitamos sobre a verdadeira luz, como levar essa luz as naçoes, e claro viver numa forma justa,correta e ser caridoso.
A humilia è pelo padre Amaro:

1ª LEITURA: MIQUEIAS 5,1-4: 1. "Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair Aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.
SALMO RESPONSORIAL 79 (80)R.: Iluminai a vossa face sobre nós,convertei-nos para que sejamos salvos.
2ª LEITURA: HEBREUS 10,5-10: 5. ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo.
EVANGELHO: LUCAS 1,39-45: 42. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!43. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?


Uma viagem a toda a pressa! Maria corre pelos caminhos do amor, porque o Espírito de Deus lhe deu um coração largo (Sal.118,32). O mesmo Espírito estimula Maria a "levantar-se" e a partir sem hesitações (cf. Lc. 1, 39), para servir de ajuda à idosa parente. O Menino – é verdade - ainda não lhe nasceu!
Mas é o único presente, que Maria leva, bem escondido, no seu seio. E esse mesmo presente torná-la-á bem presente junto da prima Isabel.
2. É o próprio Jesus quem "dá força" a Maria, infundindo-lhe o desejo generoso de ir ao encontro da prima, dando-lhe disponibilidade total. Maria manifesta, neste gesto, não se fechar sobre si mesma, mas ser capaz de dar toda a prioridade a Isabel, estando ao seu serviço, em inteira disponibilidade, num, amor concreto. É Jesus, a partir de dentro, que ajuda Maria a superar tudo e a deixar-se guiar, pela fé que actua através da caridade (cf. Gal. 5, 6). É Jesus,
por isso, o protagonista escondido deste encontro.
3. Quando chega à casa de Isabel, acontece algo que nenhum pintor jamais poderá representar, com a beleza e a profundidade da sua realização. A luz interior do Espírito Santo envolve as suas pessoas.
E, por isso, naquela visita, não há tempo algum para a conversa fiada, para as palavras inúteis e de circunstância. Uma saudação de paz, um silêncio longo e cúmplice na confidência entre duas mulheres grávidas. Sobra o tempo, para contar e partilhar os sentimentos mais profundos, os acontecimentos mais marcantes e as maravilhas mais surpreendentes de Deus na vida de cada uma!
4. Às portas do Natal, talvez vivamos ainda na pressa de algumas prendas a comprar e na pressão de algumas visitas a fazer ou a receber. À luz desta cena da Visitação, permitam-me algumas recomendações, para esta viagem ou visita de Natal:
a) Neste Natal ofereça, como presente, o Menino Jesus; torne-o presente aos outros. Leve, a toda a pressa, aos que mais precisam, o anúncio da sua presença, na sua vida de todos os dias!
b) Neste Natal, faça parte dos presentes! Cuide por estar presente e fazer da sua presença humilde o presente escondido, que guarda no coração!
c) Neste Natal, faça das visitas uma oportunidade para a partilha interior do mistério da vida, com as suas angústias e surpresas. Procure ou ofereçase como interlocutor de confidências essenciais.
Não raro, vivemos sós, no meio de multidões, sem termos tempo para ouvir, nem gente para nos
escutar e compreender. Não raro falamos de coisas fúteis e o nosso encontro degenera em maior vazio.
Que a curiosidade e a saudade não degenerem em conversa fiada de feira de novidades. Falemos de coisas bem melhores!
d) Neste Natal, dê prioridade à alegria de Deus, que lhe fala ao coração e deixe ressoar, por onde passa, o eco da Sua voz. Que o Menino Jesus lhe provoque um salto ou um verdadeiro sobressalto de alegria, na vida da sua fé!
5. Maria, Mãe de Jesus, dá-nos a tua fé activa, a tua esperança alegre, o teu amor concreto, para fazer deste Natal, mais do que uma quadra sentimental, a festa do teu Filho, o Menino Deus, que a todos nos foi dado, para ser recebido!

FIQUEM COM DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário